• Projeto Línguas em Vídeo no ar •

No dia 27 de janeiro de 2014, ao meio-dia, entraram no ar os vídeos produzidos no âmbito do projeto “Línguas em Vídeo – Multilinguismo e Inclusão Cultural em Narrativas Audiovisuais” (LEA/MSI-IL-UnB) , disponíveis na internet para visualização em seu canal no YouTube.

Neste projeto, executamos diversas funções e atividades: uma apresentação sobre Documentário e Montagem, com base em meu projeto de Mestrado em Portugal («Filmes de Papel», inédito); uma oficina de edição no software livre Lightworks; oficina de legendagem com o Subtitle Workshop, juntamente com a profª da UnB Helena Vigata; consultoria de roteiros; direção do curta “Casa da Palavra”; edição e finalização dos quatro curtas-metragens realizados pelo projeto; autoração do DVD; e assessoria de comunicação.

Lançamento do DVD Línguas em Vídeo na UnB
Lançamento do DVD Línguas em Vídeo na UnB

O projeto teve início em abril de 2013 e o DVD com os quatro curtas-metragens foi lançado em dezembro, na Faculdade de Tecnologia da UnB, com a presença de professores, alunos e membros da comunidade.

Foram produzidas cerca de 300 cópias, a serem distribuídas gratuitamente para estudantes, professores e pesquisadores do Instituto de Letras.

“Apesar de termos produzido um DVD para promover culturas de minorias linguísticas, a divulgação via internet aumenta o alcance do trabalho desenvolvido. Devido ao objetivo educacional do projeto, os vídeos foram legendados em francês, mas ainda queremos produzir legendas em espanhol e inglês por serem línguas de trabalho dos estudantes de LEA-MSI”, afirma o coordenador do projeto, prof. Marcos de Campos Carneiro.

Os vídeos foram produzidos, roteirizados e dirigidos por estudantes da UnB, e todos possuem janelas de Libras, além de legendas. Os curtas “O Bacharelado em LEA/MSI” e “Casa da Palavra” são legendados em francês; o curta “Universidade para Todos?”, em sua maior parte protagonizado em Libras, possui legendas em português; por fim, “Kwaryp – Alegria do Sol”, possui legendas em kamaiwrá e em português. Desta forma, para contemplar a acessibilidade e a diversidade linguística do projeto, há duas versões de cada um dos filmes na internet: uma em Libras e uma legendada.
Alunos da UnB responsáveis pela realização do curta "Universidade para Todos?"
Alunos da UnB responsáveis pelo curta “Universidade para Todos?”

Participaram do projeto alunos dos cursos de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA/MSI), de Letras/Libras, e de Tradução do Instituto de Letras.

“O objetivo deste projeto foi de capacitar os alunos para a produção de vídeos que apresentassem à sociedade o trabalho desenvolvido nos cursos de Letras da UnB. É uma forma de mostrar à comunidade acadêmica e não-acadêmica aquilo que é produzido na universidade. Além disso, também é uma maneira de atrair novos alunos para estes cursos”, explica o prof. Carneiro.

Os filmes produzidos são “O Bacharelado em LEA/MSI” (7 min, dir. Márcio Henrique S.P. Souza), sobre o curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas; “Casa da Palavra” (9 min, dir. Lígia Benevides), que trata do multilinguismo no Instituto de Letras; “Kwaryp – Alegria do Sol” (11 min, dir. Páltu Kamaiwrá e Chandra W. Viegas), sobre o ritual Kwaryp e o projeto de doutorado do linguista indígena da UnB, prof. Páltu; e “Universidade para Todos?” (11 min, dir. Saulo Machado), sobre a presença da Língua Brasileira de Sinais nos cursos e no vestibular da UnB.

O projeto “Línguas em Vídeo” recebeu o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do GDF (FAC/GDF). A realização é do curso de Línguas Estrangeiras Aplicados ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA/MSI), do Instituto de Letras (IL) e da Universidade de Brasília (UnB).

Colaboração da Conosco – Cinema e Arte, UnB TV, Trilha Mundos e Instrumento de Ver; e apoio do Laboratório de Línguas Indígenas (LALI) e o departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET). O lançamento do DVD foi organizado e patrocinado pelo Eventos/LET.

Texto: Lígia Benevides
Fotos
: Claudia Sachetto (Trilha Mundos) e Messias Ramos

Serviço:
Blogue do projeto
Canal oficial • YouTube
(*) Todos os vídeos possuem classificação indicativa livre

Assessoria de Comunicação:
Lígia Benevides (Conosco – Cinema & Arte)
(61) 8134-6834
conosco.cinema@gmail.com

Anúncios

Publicado por

Lígia Benevides

Lígia Benevides é curta-metragista, designer gráfico, produtora cultural e jornalista. Formada em Jornalismo (2006, UFG), com mestrado em Cinema (2012, UBI, Portugal), trabalha desde 2004 na produção audiovisual, com diversos curtas premiados e mostras de cinema produzidas. Trabalha atualmente como editora de vídeos, designer gráfico, social media e cinegrafista, com foco em comunicação institucional nos últimos dois anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s