Uma saída à cultura do ódio nas redes sociais?

9ced8c5b58567911548c718c03e494aa

Na sequência do atentado terrorista e homofóbico no último domingo (12), que matou 50 pessoas e deixou outras 53 feridas em uma boate em Orlando, Estados Unidos, as redes sociais foram tomadas por postagens, tweets e comentários acerca do assunto.

Dentre questionamentos sobre se o atentado foi terrorista ou homofóbico, mensagens de apoio e solidariedade aos familiares das vítimas e hashtags condenando o ataque, houve também manifestações homofóbicas de apoio a Omar Saddiqui Mateen, autor dos disparos.

A conta @IWillTryLater, no Twitter, foi uma das que publicou mensagens de apoio ao ato pelo fato de as vítimas serem homossexuais: “Vocês veem o tiroteio na boate gay como uma tragédia horrível. Eu vejo como se alguém que fez um Serviço Comunitário”.

1 i will try later

Outro internauta, indignado, descobriu que o dono da conta era funcionário da rede de supermercados Walmart, e fez uma denúncia aos patrões. O usuário @Tacky_Nerd pede que sejam tomadas providências disciplinares contra o dono da conta @IWillTryLater.

2016-06-17 14_56_10-Walmart Newsroom no Twitter_ _@Tacky_Nerd We don’t tolerate this kind of behavio

O resultado não tardou: no outro dia, em comunicado oficial no Twitter, a Walmart demitiu o funcionário e disse que a empresa “não tolera esse tipo de comportamento”. No comunicado, a rede de supermercados diz ainda que se solidariza com todos aqueles afetados pela tragédia em Orlando.

2016-06-17 14_56_27-Walmart Newsroom no Twitter_ _@Tacky_Nerd We don’t tolerate this kind of behavio

Mas a história não parou por aí. Quem buscar o perfil de @IWillTryLater vai encontrar em seu lugar uma imagem das cores do arco-íris.

2016-06-17 14_48_34-IWillTryLater no Twitter_ _Since the original user deleted it, this account has

O perfil foi eventualmente deletado por seu dono original, mas as coisas não ficaram por isso mesmo. Foi uma criada uma conta de mesmo nome e um único tweet foi postado até agora: “esta conta foi transformada em um memorial contra a cultura do ódio nas mídias sociais”.

E você? Acha que este é um recurso válido para diminuir a disseminação de postagens com discurso de ódio?

Anúncios

Publicado por

Lígia Benevides

Lígia Benevides é curta-metragista, designer gráfico, produtora cultural e jornalista. Formada em Jornalismo (2006, UFG), com mestrado em Cinema (2012, UBI, Portugal), trabalha desde 2004 na produção audiovisual, com diversos curtas premiados e mostras de cinema produzidas. Trabalha atualmente como editora de vídeos, designer gráfico, social media e cinegrafista, com foco em comunicação institucional nos últimos dois anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s