H.O. – Memórias de Arquivo

ho cartaz

Com direção de Raimundo Alves e roteiro de Lígia Benevides, “H.O. – Memórias de Arquivo” é um documentário de 60 minutos de duração que conta a história de Goiânia, desde a construção da cidade até o período da ditadura militar, através do trabalho fotográfico de Hélio de Oliveira, primeiro repórter fotográfico de Goiás pelo jornal “O Popular” e primeiro repórter oficial do Governo do Estado, com Pedro Ludovico Teixeira.
Com um acervo fotográfico de aproximadamente 35 mil fotos, Hélio de Oliveira – conhecido como “Hélio Fotógrafo” ou ainda ” H.O.” – confunde a história de sua vida e de seu trabalho com a história de Goiânia. A importância de suas fotografias nos dias de hoje é imensurável, uma vez que seus registros são de uma raridade e unicidade ímpares.
Dos desfiles de estudantes em comemoração ao aniversário de Goiânia, passando pelo fotojornalismo factual do cotidiano da cidade, bailes de carnaval no Jóquei Clube, coberturas policiais, fotos aéreas, obras dos governos de Pedro Ludovico, José Ludovico de Almeida, José Feliciano, Mauro Borges, até a construção de Brasília, a campanha de JK ao Senado por Goiás, e chegando até os interventores da ditadura militar, Hélio de Oliveira possui o registro de quase seis décadas da história da cidade, e, aos quase 80 anos, H.O. conserva em sua memória e em suas fotografias a história do povo goianiense.

 

Memórias de Arquivo 

O início do trabalho de documentação do acervo fotográfico de Hélio de Oliveira foi em 2005, durante as gravações de um documentário sobre o Art Déco em Goiânia. Ao tomar conhecimento do acervo de Hélio, o diretor de fotografia Raimundo Alves imediatamente iniciou o processo de documentação do acervo, com um viés de pesquisa para um processo posterior mais elaborado.
Os trabalhos se iniciaram efetivamente após a elaboração de um projeto de financiamento do filme pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, que liberou R$ 45 mil reais para captação, dos quais foram obtidos R$ 40 mil.

Hélio de Oliveira: Memórias de Arquivo – Documentário/60’/2007/Goiás

Produção: G3 & Idéias Produções
Direção: Raimundo Alves
Roteiro: Lígia Benevides e Raimundo Alves
Ass. Direção: Lígia Benevides
Pesquisa: Lígia Benevides e Narjara Medeiros
Produção: Rubens Garcia e Paulo Prudente
Produção de Arte: Marcela Borela
Edição: Levy Álvares
Trilha Sonora Original: Fausto Noleto e Sólon Moraes
Design Gráfico: VInícius Lousa
Apoio: CIAL (Marizete Moraes)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s